:
O Rossio, no Bombarral, hoje Praça da República , local onde se realizaram, durante, décadas, as feiras anuais e mensais e se concentravam, diariamente, mulheres de Bombarral a vender e comprar fruta, legumes e outros produtos.
Segundo François Quijano, "antes da remodelação do 'Rossio', o chafariz, estava instalado ao fundo do, então, ' largo da feira', junto ao local onde se fazia a praça do peixe e da fruta, que para aqui veio na altura em que saiu do largo da igreja e antes da abertura do Mercado Municipal. Aquele fontanário, com tanque destinado a bebedouro de animais estava assim no lugar em que se situa atualmente a fonte com jatos de água. De salientar, que o espaço foi uma dádiva ao povo da vila feita por Inocência da Silva Cairel, em 1915, ficando assim cumprida a vontade do seu falecido irmão.
Atualmente é um dos lugares mais centrais da vila, no qual os bombarralenses aproveitam para passar e socializar.
Um pouco mais acima, fica situado o “Monumento à República”, instalado nas comemorações do respetivo centenário, depois de ter estado muitos anos ao pé do salazarista padrão do Largo dos Aviadores.
Bibliografia:
François Gonzalez De Quijoano (2012) Bombarral A Pé.s/l: Leader Oeste.
Webgrafia:
https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/rossio
Revisão e fotografia (local): Prof. Vítor Paulo
Comentários
Enviar um comentário
Os comentários feitos de forma anónima não nos permitirão interagir com o autor.