No dia 25 de Abril de 1974, o Movimento das Forças Armadas (MFA) levou a efeito um golpe de Estado através de uma ação militar, derrubando a ditadura do Estado Novo e iniciando um processo que levou à implantação de um regime democrático em Portugal.
Contrariamente às anteriores tentativas de derrubar a ditadura, a operação militar do 25 de Abril abrangeu todo o território nacional e estendeu ações sequentes tanto às regiões dos Açores e Madeira como aos territórios coloniais, mas foi em Lisboa que se concentrou o essencial da manobra militar.
Depois do derrube do governo caetanista, através da operação militar "Fim-Regime", ficou conhecido pelo programa dos três "D": Descolonizar, Democratizar e Desenvolver.
Estas ações libertadoras executadas pelas forças do MFA dignificaram os Capitães de Abril e todos os militares participantes, assim como o povo que os apoiou incondicionalmente, acabando vários locais da cidade por ficar ligados ao 25 de Abril, à Liberdade e ao nascimento da democracia portuguesa.
São esses locais que agora se assinalam, recordando que nenhum povo pode consentir na usurpação dos seus direitos.
Bibliografia: Fernando Rosas (1996) Dicionário de História do Estado Novo - volume II. Lisboa: Livraria Bertrand pgs 1014,1015 e 1016.
Nome de elementos do Grupo: Íris Vitorino; Sofia Coelho
Revisão e fotografia (local): Prof. Vítor Paulo
Comentários
Enviar um comentário
Os comentários feitos de forma anónima não nos permitirão interagir com o autor.