Rua Vasco da Gama

 











Vasco da Gama nasceu em meados de 1469, em Sines na costa sudoeste de Portugal. (...)
Era filho legítimo de Estêvão da Gama que em 1460 era cavaleiro da casa de D. Fernando de Portugal, Duque de Viseu e Mestre da Ordem de Cristo. (...) Terá estudado em Évora, onde poderá ter aprendido matemática e navegação. É evidente que conhecia bem a astronomia, e é possível que tenha estudado com o astrónomo Abraão Zacuto.
Em 1492, João II de Portugal enviou-o ao porto de Setúbal, a sul de Lisboa, e ao Algarve para capturar navios franceses em retaliação por depredações feitas em tempo de paz contra a navegação portuguesa – uma tarefa que Vasco da Gama executou rápida e eficazmente.
O comércio de especiarias viria a ser um trunfo para a economia portuguesa, e a viagem de Vasco da Gama deixou clara a importância da costa leste da África para os interesses portugueses.(...) Um resultado significativo desta exploração foi a colonização de Moçambique pela Coroa Portuguesa.
Embora o rei D. Manuel tenha compreendido a importância das suas mercadorias, apesar de escassas, as conquistas de Vasco da Gama foram um pouco obscurecidas pelo seu fracasso em trazer bens comerciais mas esta jornada abriu a rota do caminho marítimo para a Ásia.
Na segunda armada à Índia, de Pedro Álvares Cabral, seria feita uma demonstração de poder, com tripulação dez vezes maior e 9 navios a mais.
Da sua esposa, D. Catarina de Ataíde, Vasco da Gama teve sete filhos. Alguns acompanharam-no e vieram a desempenhar importantes cargos no Oriente: Francisco, segundo Conde da Vidigueira; Estêvão, 11º governador da Índia; Paulo; Cristóvão, um mártir na Etiópia; Pedro, Isabel de Ataíde e Álvaro da Gama, Capitão de Malaca. Faleceu em 1524 em Cochim, índia.
Tal como muitas cidades e vilas português, também a nossa vila tem uma rua dedicada a este herói nacional. 
 

Webgrafia: 

https://www.ebiografia.com/vasco_da_gama/ 


Nome de elementos do grupo: 

Bianca Gonçalves, Guilherme Correia, Maria Rita Silva e Solange Ribeiro


Revisão e fotografia (local): Prof. Vítor Paulo






Comentários