Nampula é a cidade capital da província do mesmo nome, em Moçambique e é conhecida como a Capital do Norte. Está localizada no interior da província e a sua população é, de acordo com o censo de 2017, de 743 125 habitantes. O nome da cidade deriva do nome de um líder tradicional, M'phula ou Whampula.
A cidade tem origem militar, uma característica que ainda hoje se mantém. Uma expedição militar portuguesa, chefiada pelo Major Neutel de Abreu acampou nas terras de Whampula a 7 de Fevereiro de 1907, o que levou à construção do comando militar de Macuana.
A povoação foi criada em 6 de Dezembro de 1919, tendo-se tornado a sede da Circunscrição Civil de Macuana em Junho de 1921.
A chegada do caminho de ferro, a partir do Lumbo, contribuiu para o desenvolvimento da povoação, que foi elevada a vila em 19 de Dezembro de 1934 e a cidade em 22 de Agosto de 1956. Nampula torna-se o Quartel-General do exército português durante a guerra colonial, o qual, com a independência nacional, passou a Academia Militar Samora Machel. Administrativamente, a cidade de Nampula é um município, tendo um governo local eleito e é também, desde Dezembro de 2013, um distrito, uma unidade local do governo central. Bombarral é geminado com Nampula desde 11 de junho de 1997.
Nome de elementos do grupo: Martim Vicente, Dânia Tomáz e Matilde Vítor
Revisão e fotografia (local): Prof. Vítor Paulo
Comentários
Enviar um comentário
Os comentários feitos de forma anónima não nos permitirão interagir com o autor.