Rua Heróis do Ultramar

 




Entre 1961 e 1974, centenas de milhares de portugueses combateram em Angola, em Moçambique e na Guiné. Mas, como acontece em todos os conflitos, só alguns combatentes se destacaram. Um punhado de homens que se distinguiram nos campos de batalha da Guerra Colonial e que ainda hoje são recordados pela sua bravura extrema. Portugueses que, independentemente do curso da História, da política ditada pelo governo de Lisboa, das suas próprias convicções e até das suas personalidades por vezes polémicas, demonstraram uma extraordinária capacidade de liderança debaixo de fogo e uma determinação inabalável perante a adversidade e o terror que só uma guerra consegue despertar. 

Os soldados portugueses foram aclamados como heróis à chegada a Luanda, mas estavam mal preparados, não tinham equipamento adequado e nem sabiam bem o que estavam ali a fazer. Enfrentaram o desconhecido, suportaram as dificuldades de viverem e se esconderem no mato. 
Mais tarde, os que regressaram, tiveram de se adaptar à vida em Portugal, com os traumas que trouxeram da guerra. 


Webgrafia:

 https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/a-historia-dos-primeiros-soldados

Bibliografia: 

Nuno de Castro (2012) Heróis do Ultramar, Histórias de bravura no campo de batalha da guerra colonial.Lisboa: Oficina do Livro

Nome de elementos do grupo: Bianca Gonçalves, Guilherme Correia, Maria Rita da Silva, Solange Ribeiro


Revisão e fotografia (local): Prof. Vítor Paulo


Comentários