Rua Infante D.Henrique

 





Localização: 



O Infante Dom Henrique, filho do rei D. João I e de D. Filipa de Lencastre, nasceu na cidade do Porto, a 4 de março de 1394 e faleceu a 13 de novembro de 1460.
Ficou conhecido pelo "Navegador". O seu cognome advém da forma como protegeu e desencadeou as primeiras viagens expansionistas, ficando para sempre ligado a este glorioso período da História de Portugal, sendo decisiva a sua ação no Norte de África e no Atlântico.(…)
De entre os vários cargos que exerceu foi "protetor" da Universidade de Lisboa, isto é, o procurador da instituição junto do rei, cargo de grande prestígio atribuído pelos reis apenas a figuras de grande importância social.(...)
De referir que, o seu interesse pela navegação terá permitido patrocinar uma escola de cartografia.
A D. Henrique se devem feitos como a tomada de Ceuta em parceria com seu pai e irmãos, embora também tenha participado no desastre de Tânger; a armada das Canárias; a guerra que os seus navios faziam aos infiéis, principalmente piratas; o povoamento das "descobertas" ilhas Atlânticas, particularmente notável na Madeira. Foi ele quem mandou vir da Sicília a cana-de-açúcar e os "técnicos" para supervisionarem o seu cultivo e a sua transformação, fazendo da Madeira uma importante região produtora de açúcar.
De salientar que, o Infante D. Henrique foi uma das personagens de eleição do nacionalismo português, que dominou durante o Estado Novo, representando a coragem, o dinamismo e o espírito empreendedor do povo português. Por conseguinte, concluímos que esta rua tem o nome desta personalidade ilustre da História de Portugal, devido à preponderância que teve e por ocasião da comemoração do V Centenário da sua morte foi feita esta homenagem das escolas primárias da vila. 


Webgrafia:
Infante D. Henrique em https://www.infopedia.pt/$infante-d.-henrique (consultado em 26/05/2022).

Nota: Nesta rua não existe placa toponímica.

Comentários