Rua José Veríssimo Duarte







Localização:




José Veríssimo Duarte nasceu em Simbres, concelho de Armamar, em 1855. Ainda muito jovem abandonou a casa paterna à procura de trabalho. Na vila do Bombarral foi contratado por uma grande empresa agrícola da região, a Quinta da Granja. 
Aos 30 anos casou e, com o apoio do sogro, abriu uma loja, no centro da vila. No final do século XIX era uma das grandes empresas da Estremadura, distribuidora de mercearias por grosso. Um dos principais negócios da firma era a venda de vinho a granel, para as tabernas de Lisboa. 
A região do Bombarral tinha muitos viticultores e os armazéns da "Veríssimo Duarte e Companhia Lda" tinham capacidade decompra e armazenamento de mais de 5000 hectolitros. 
A linha de comboio do Oeste permitia um eficaz escoamento dos vinhos para a capital. O negócio fê-lo um homem rico. No centro da vila construiu uma grande casa junto aos armazéns da firma e a "cerca", um espaço murado de mais de 10000 metros quadrados. Teve apenas uma filha, Júlia, que foi educada em casa com todo o esmero, por professores residentes. Com a implantação da República fez parte do movimento reivindicativo da elevação do Bombarral a sede do concelho, o que foi alcançado no ano de 1915. Fez parte da 1ª vereação da Câmara Municipal e foi o seu segundo presidente. 
Faleceu de pneumonia com 70 anos de idade.

Webgrafia:
https://www.cerrado-da-porta.pt/post/jvduartehttps://www.academia.edu/43278320/Arquitectura_do_Vinho_e_Programas_Decorativos (consultado em 13/05/2021)

Nome de elementos do Grupo:
Leonor Tapadas, Francisco Franca, Pedro Cabrita, Ronaldo Chen do 9º D



Comentários