Martim Noel Monteiro nasceu em 1916 no Bombarral e morreu em 1980. Era filho de Martim Monteiro, 1º Chefe de Secretaria da Câmara Municipal do Bombarral.
Foi um célebre contabilista português e um distinto divulgador da cultura contabilística. Distinguiu-se pelo empenho na defesa da contabilidade e dos contabilistas. Pertenceu à SPC - Sociedade Portuguesa de Contabilidade, fez parte do grupo fundador da APOTEC - Associação Portuguesa dos Técnicos de Contabilidade, foi fundador e presidente do Conselho Directivo do JTCE - Jornal do Técnico de Contas e da Empresa; foi fundador e director da ACICE - Associação Científica Internacional de Contabilidade.
Martim Noel Monteiro também escreveu o livro : “Pequena história da contabilidade” que se baseia no início da contabilidade na vida do Homem. Também teve a seu cargo a página de contabilidade e gestão do Jornal do Comércio, escreveu regularmente artigos, respostas a consultas e notícias sobre livros, na Revista de Contabilidade e Comércio, no Jornal de Contabilidade, no JTCE e em revista estrangeiras..."
Em 1982, o Presidente da República, António Ramalho Eanes, atribui, a título póstumo, a Professor Martim Noel Monteiro a Ordem do Infante D. Henrique.
Webgrafia:
Fonte de informação:
Informação obtida pelo técnico municipal Nuno Taborda
Nome dos elementos do grupo:
Leonor Tapadas, Francisco Franca, Ronaldo Chen.
Revisão e fotografia (local): Prof. Vítor Paulo
Comentários
Enviar um comentário
Os comentários feitos de forma anónima não nos permitirão interagir com o autor.