Rua Pedro Álvares Cabral








Pedro Álvares Cabral (1467-1520) foi um navegador e explorador português, capitão-mor da frota portuguesa que avistou a costa do Brasil em 22 de abril de 1500.
Oriundo de uma família nobre, famosa nas lutas contra os mouros e castelhanos. Com onze anos foi para Lisboa, na corte de Afonso V (1438-1418), onde estudou literatura, história, cosmografia e aprendeu a usar armas.
Com 16 anos, na corte de D. João II (1481-1495), aperfeiçoou-se em cosmografia e estudou técnicas militares. Nessa época, começaram as grandes saídas marítimas. Experientes no uso de caravelas, os portugueses passaram a explorar a costa ocidental da África.
Em 1498, Vasco da Gama chegou a Calecute, na Índia, de onde vinham as sedas e as especiarias.
Na corte de D. Manuel (1495-1521), Cabral foi agraciado com o título de “Fidalgo do Conselho do Rei e Cavaleiro da Ordem de Cristo”. Em 1499, foi nomeado capitão-mor da esquadra que seguiria para a Índia, com missão diplomática, comercial e militar.
Pedro Álvares Cabral assumiu o posto de capitão-mor da frota, composta por dez naus e três caravelas, a maior frota até então enviada ao Oriente, entregando o comando a navegadores experientes como Bartolomeu Dias e Nicolau Coelho.
No dia 16 de janeiro de 1501, Cabral inicia o caminho de volta. Chegando a Moçambique e inicia o restauro das embarcações.
No dia 21 de julho de 1501 Cabral chega a Lisboa com apenas seis navios remanescentes da grande esquadra, carregados de especiarias. Cabral é recebido com festas, era a consolidação do comércio com o oriente.
Em 1503, Pedro Álvares Cabral casa-se com D. Isabel de Castro, filha de D. Fernando de Noronha e Constança de Castro, com quem teve seis filhos.
Cabral é nomeado para o comando de uma nova expedição, mas depois de oito meses de preparativos e desentendimentos com o rei, é substituído por Vasco da Gama.
Pedro Álvares Cabral faleceu em Santarém, Portugal, no ano de 1520. Seu corpo foi sepultado na Igreja da Graça.



Pedro Álvares Cabral aos 32 ou 33 anos de idade numa pintura do início do século XX


Webgrafia:
https://www.ebiografia.com/pedro_cabral/
https://heroismedievais.blogspot.com/2011/10/pedro-alvares-cabral-heroi-de-nobre.html

Nome dos elementos do Grupo: 
Bianca Gonçalves, Guilherme Correia, Solange Ribeiro, Maria Rita Silva

Revisão e fotografia (local): Prof. Vítor Paulo

Comentários