Rua Pedro Álvares Cabral







Localização: 



Pedro Álvares Cabral (1467-1520) foi um navegador e explorador português, capitão-mor da frota portuguesa que avistou a costa do Brasil em 22 de abril de 1500.
Oriundo de uma família nobre, famosa nas lutas contra os mouros e castelhanos. Com onze anos foi para Lisboa, na corte de Afonso V (1438-1418), onde estudou literatura, história, cosmografia e aprendeu a usar armas.
Com 16 anos, na corte de D. João II (1481-1495), aperfeiçoou-se em cosmografia e estudou técnicas militares. Nessa época, começaram as grandes saídas marítimas. Experientes no uso de caravelas, os portugueses passaram a explorar a costa ocidental da África.
Em 1498, Vasco da Gama chegou a Calicute, na Índia, de onde vinham as sedas e as especiarias.
Na corte de D. Manuel (1495-1521), Cabral foi agraciado com o título de “Fidalgo do Conselho do Rei e Cavaleiro da Ordem de Cristo”. Em 1499, foi nomeado capitão-mor da esquadra que seguiria para a Índia, com missão diplomática, comercial e militar.
Pedro Álvares Cabral assumiu o posto de capitão-mor da frota, composta por dez naus e três caravelas, a maior frota até então enviada ao Oriente, entregando o comando a navegadores experientes como Bartolomeu Dias e Nicolau Coelho.
No dia 16 de janeiro de 1501, Cabral inicia o caminho de volta. Chegando a Moçambique e inicia o restauro das embarcações.
No dia 21 de julho de 1501 Cabral chega a Lisboa com apenas seis navios remanescentes da grande esquadra, carregados de especiarias. Cabral é recebido com festas, era a consolidação do comércio com o oriente.
Em 1503, Pedro Álvares Cabral casa-se com D. Isabel de Castro, filha de D. Fernando de Noronha e Constança de Castro, com quem teve seis filhos.
Cabral é nomeado para o comando de uma nova expedição, mas depois de oito meses de preparativos e desentendimentos com o rei, é substituído por Vasco da Gama.
Pedro Álvares Cabral faleceu em Santarém, Portugal, no ano de 1520. Seu corpo foi sepultado na Igreja da Graça.
Existem várias cidades e vilas com ruas, cuja designação remete para este herói nacional.


Pedro Álvares Cabral aos 32 ou 33 anos de idade numa pintura do início do século XX


Webgrafia:
https://www.ebiografia.com/pedro_cabral/
https://heroismedievais.blogspot.com/2011/10/pedro-alvares-cabral-heroi-de-nobre.html (consultado em 14/06/2022)

Nome dos elementos do Grupo: 
Bianca Gonçalves, Guilherme Correia, Solange Ribeiro, Maria Rita Silva do 9º F

Comentários