A toponímia constitui-se como extraordinária oportunidade de aprendizagem. Desafia os jovens alunos a pesquisarem sobre a sua terra, sobre a história local mas também nacional e sobre figuras ilustres cujo toponímia não deixou morrer, mas cuja memória se vai perdendo com o passar dos anos.
Referências a lugares, indústrias ou outros infraestruturas que já não existem são desafios que obrigam a pesquisar por entre a memória popular, em algumas publicações, na imprensa mais antiga, mas que frequentemente deixam as maiores dúvidas. Só podem os nossos jovens ficar incrédulos perante tal incompetência do "google" que julgavam de sapiência infinita.
Fica na boca um sabor amargo. O trabalho não está concluído!
Fica no ar a oportunidade... O trabalho está começado e pode continuar, agora com a ajuda de toda uma comunidade. Sendo evidente que há aspetos que podem e vão ser melhorados com aperfeiçoamentos de linguagem, de escrita, de pesquisa, de organização e apresentação da informação.
Todas as informações que nos queiram fazer chegar serão acolhidas, tratadas e integradas. Podem ser datas, memórias, fontes bibliográficas,... tudo o que nos possa ajudar a completar/corrigir o que já temos.
Por favor, envie email para bibliotecasfernaodopo@gmail.
Finalmente, o enorme agradecimento a todos os que têm colaborado e a a promessa de que, logo que consideremos estabilizado o trabalho relativo à vila, iremos avançar para as aldeias e lugares da NOSSA TERRA!